Notícias
02/08/2016 - André Navarrete
Construção civil usa ferramentas tecnológicas em processos, sustentabilidade e relação com o cliente
Navarrete destaca que o relacionamento com o cliente também é apoiado pela tecnologia, da prospecção do negócio até as ações pós-venda.
''Quando falamos em tecnologia, primeiramente nos lembramos de telefonia e de computação, mas ela também desenvolve e aprimora todas as áreas do conhecimento e setores empresariais, como na construção civil", afirma André
Navarrete, presidente do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação (GGTI) e da Sucesu-PE (Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Pernambuco).
A construção, observa, é uma área altamente concorrida, bastante afetada pela economia, financiamentos e taxas de juros, e que emprega grandes contingentes de pessoal.
Nesse mercado, "a inovação tecnológica é o caminho a ser seguido". O presidente do GGTI lembra que algumas construtoras já utilizam ferramentas tecnológicas no canteiro de obras, que têm reduzido sobremaneira o tempo gasto para a realização de atividades antes totalmente braçais. Além disso, as empresas recorrem a estes recursos no desenvolvimento do planejamento estratégico, e na análise de dados demográficos, políticos, sociais, ambiente econômico e mercado.
Dessa forma, conduzem com mais eficiência seus planos de expansão e perenidade. O emprego da tecnologia também facilita o acompanhamento da evolução das obras, melhora processos, aumenta a segurança e reduz desperdícios.
Esses ganhos de produtividade, somados à diminuição do tempo perdido com o preenchimento de formulários, fazem com que os engenheiros usem sua capacitação de maneira mais adequada.
Navarrete destaca que o relacionamento com o cliente também é apoiado pela tecnologia, da prospecção do negócio até as ações pós-venda. O tratamento personalizado, o acompanhamento das necessidades do comprador e o alinhamento das expectativas são fundamentais para a satisfação do cliente e para a certeza de que fez a melhor aquisição.
Isso pode ocorrer por meio de sistemas de ERP (planejamento de recursos empresariais) e CRM (gestão de relacionamento com o cliente); com apoio de BI (inteligência de negócios) ou BA (análise de negócios). Sistemas de gestão de projetos melhoram o gerenciamento de atividades e de profissionais, e um bom circuito fechado de TV (CFTV) propicia monitoramento em tempo real. Melhor ainda se for possível conjugar essas e outras ferramentas. O importante é gerenciar, entender e responder adequadamente aos clientes.
Uma empresa organizada, com processos ajustados e planejamento estratégico calcado na satisfação dos clientes não pode deixar de investir em ferramentas que lhe a auxiliem na concretização de suas metas.
Não podemos nos esquecer, também, da sustentabilidade, exigência crescente dos cidadãos e das autoridades, que ganha mais força com o aproveitamento da água das chuvas; com o tratamento e reaproveitamento de parte da água do
esgoto; com a utilização de lâmpadas de LED; com sensores de acendimento e desligamento automático de luzes; com o uso de energia solar e de outras energias alternativas etc.
Essas são apenas algumas das ferramentas tecnológicas que podem aperfeiçoar a gestão na construção civil. Há muitas outras e cada empresa deve avaliar as mais adequadas às suas necessidades.
FONTE:https://noticias.terra.com.br/dino/construcao-civil-usa-ferramentas-tecnologicas-em-processos-sustentabilidade-e-relacao-com-o-cliente,52d684a039237efa2ed928b58a24ef69zwovyy6t.html
Outras Notícias:
02/08/2019 -
Internet das coisas, IA e outras tecnologias inovadoras dão choque de gestão na medicina01/08/2019 -
Robótica e Inteligência Artificial desafiam empregos e previdência03/06/2019 -
Lei vai coibir compartilhamento de dados pessoais31/05/2019 -
Lei vai coibir compartilhamento de dados pessoais19/08/2018 -
Touching the future23/05/2018 -
Futuro do mercado de trabalho: Empregabilidade X Trabalhabilidade23/03/2018 -
O executivo de TIC, a inovação e as bikes14/02/2018 -
12 tecnologias disruptivas para os negócios em 201813/12/2017 -
Dom Quixote e o Uber04/10/2017 -
Como racionalizar e garantir o ROI em TIC?11/06/2017 -
Comporte-se, o mundo está de olho em você30/05/2017 -
Os impactos das novas tecnologias nas indústrias, empresas e na sociedade10/03/2017 -
Convidados Confirmados08/03/2017 -
Convidados Confirmados24/01/2017 -
Gastos mundiais com TI devem crescer 2,7% em 2017, aponta Gartner24/01/2017 -
Hackers roubaram dados de 29 mil clientes da XP Investimentos18/01/2017 -
Crie startups na empresa antes que algum aventureiro empreendedor o faça 27/11/2016 -
O conservadorismo que ameaça a sobrevivência24/11/2016 -
Síndrome dos projetos malfeitos10/11/2016 -
Como evitar a ‘Trumperização’ da política11/10/2016 -
Ventos que movem moinhos29/08/2016 -
Lições dos atletas para o mundo corporativo 20/08/2016 -
ANDRÉ NAVARRETE PROJETA TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS PÓS-CAÇADORES DE POKÉMON22/07/2016 -
AVANÇOS X RISCOS DE SEGURANÇA28/06/2016 -
Proteja seus dispositivos tecnológicos17/06/2016 -
Limite de dados pode impedir desenvolvimento digital13/05/2016 -
André Navarrete: Carta aberta ao Dr. Michel Temer30/04/2016 -
Disrupção, o palavrão que amplia o escopo da tecnologia06/04/2016 -
Transformação Digital, Já!01/12/2015 -
Como tornar TI mais estratégica nas empresas