Salvando vidas com inteligência
É pesquisador de pós-doutorado no Center for Child Well-Being & Development, na Universidade de Zurique, e consultor de pesquisa do Unicef Malawi, liderando projetos de aplicação de wearables, drones e machine learning no desenvolvimento infantil.
Fundou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), em Recife, tornando-se referência em Detecção Digital de Doenças.
Atuou em Serviços de Inteligência Epidemiológica nos governos municipal, estadual e federal, ajudando a preparar as estratégias de saúde para monitorar os riscos durante a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 e a elaborar respostas a eles. Foi consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), implementando a detecção digital de doenças no Ministério da Saúde em 2014. Cofundou a Epitrack, onde atua como diretor-executivo, liderando projetos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Suíça.
É um dos embaixadores da Singularity University no Brasil, estando à frente do SingularityU Recife Chapter. Foi eleito pela Pequenas Empresas Grandes Negócios um dos empreendedores mais brilhantes do Brasil em 2016, recebeu o prêmio da PEGN/Insper Empreendedor de Sucesso 2017 e venceu o M-Government Award 2017 na categoria de Melhor Aplicativo de Saúde para Governos (Dubai).
Nos últimos cinco anos publicou uma dezena de artigos científicos em periódicos de alta relevância no Brasil e exterior. Onicio já promoveu palestras em grandes e importantes instituições como: TEDxRecife, Fundação Oswaldo Cruz, Braskem, Pernod Ricard, Festival Wired, LIKA-UFPE, Expo EPI, Instituto de Saúde Pública e Medicina Tropical de Basel (Suíça), Kantosspital St. Gallen (Suíça), Medicine 2.0 (Reino Unido), International Society for Disease Surveillance, Filadélfia (EUA), Congresso Brasileiro de Criatividade (CRIARH), Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital da Criança de Brasília, Instituto Butantã, Unicef Malawi, Epicrowd, EpiHack, dentre outros.